MAIS UMA INVENÇÃO DA ESPERTEZA...
Aos de menos de 65 comecem a pensar em deixar de
fazer anos.
«PENSE 2020» – REVALIDAR A CARTA AOS 65 ANOS VAI
TER CONDIÇÕES.
Estamos bem entregues!... Recentemente alguém
resolveu deliberar que para renovar a Carta de Con...dução, passaria a ser
dispensável o até aqui exigido atestado médico.
Agora, surgiram por aí uns especialistas, se calhar
«formados numa qualquer escola de aviário», que se lembraram de criar e
baptizar um pomposo plano denominado de «PENSE 2020», o qual obriga os
condutores com 65 anos ou mais que queiram revalidar a sua carta de condução, a
terem que frequentar uma acção de formação obrigatória.
A medida consta na proposta do Plano Estratégico
Nacional de Segurança Rodoviária e tem como finalidade – segundo os ditos cujos
– fazer baixar a sinistralidade rodoviária.
Ainda segundo estes «especialistas», pretende-se
com esta medida, que as pessoas com 65 anos ou mais tenham aulas para
«actualização obrigatória de conhecimentos».
Actualização de conhecimentos ou mais um saque ao
bolso do contribuinte?!... É que se fôr para «sacar mais algum» ainda se
percebe – embora devessem chamar o boi pelo nome. Agora para actualização de
conhecimentos!... Conhecimento da realidade é o que falta a esta gente.
Ora vejamos:
Basta pesquisar o Relatório da
Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária publicado em 2015 – o de 2016 ainda
não se encontra disponível – para se chegar à conclusão que estamos na presença
de um excelente trabalho, esmiuçado com vários gráficos que escalpelizam e
tipificam os acidentes e atropelamentos por dia da semana, por hora e por
condições atmosféricas.
Uma análise muito bem feita e onde constam os
múltiplos acidentes por classe etária. E sendo assim, vamos então aos números
ali produzidos:
– Classe etária dos 20 aos 24 anos – 4 788
acidentes;
– Classe etária dos
25 aos 29 anos – 4 644 acidentes;
– Classe etária dos 30 aos 34 anos – 5 025
acidentes;
– Classe etária dos 35 aos 39 anos – 5 585
acidentes;
– Classe etária dos 40 aos 44 anos – 5 167
acidentes;
Sub total 25 209 acidentes
– Classe etária dos 60 aos 64 anos – 2 558
acidentes;
– Classe etária dos 65 aos 69 anos – 1 996
acidentes;
– Classe etária dos 70 aos 74 anos – 1 630 acidentes;
– Classe etária c/ mais de 75 anos – 2 164 acidentes;
Total Geral: 33 557 acidentes
Isto é, só se preocupam com uma faixa
etária responsável por 11,3%,
dos acidentes descartando o impacto das
faixas etárias responsáveis por 75,1% da
sinistralidade total.
Dito isto, os números valem o que valem!... É natural que depois dos 65 anos os condutores sejam
sujeitos a rigorosas inspecções médicas e a partir dos 80 às ditas acções de
formação para avaliação das suas capacidades.
Mas se olharmos atentamente os
números que
«são deles», é na faixa dos 20 aos 44 anos onde residem o maior numero de
acidentes. E sendo assim pergunta-se:
O que se deve fazer a esta gente para baixar a
mortandade nas estradas?!...
Em que planeta vivem estes chamados
especialistas?!...
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