BLOGUE DA ALA DOS ANTIGOS COMBATENTES DA MILÍCIA DE SÃO MIGUEL

domingo, 1 de maio de 2016


Defesa e civilidade



Há muitos anos que no Ministério da Defesa Nacional se vem assistindo a uma progressiva desmilitarização e a uma correspondente civilização.

Infelizmente, esta progressiva civilização não encontra correspondente em matéria de civilidade.

Será que no Ministério já não há um militar que possa dar um toque de cotovelo ao ministro quando ele não vai bem? Será que S. EX.A não usufrui dum ajudante de campo que sempre lhe alimentaria o ego e o estatuto, e por dever de ofício olharia por uma apresentação mais compatível do senhor ministro?

Vem esta arenga a propósito de duas fotografias que vi do actual ministro A Lopes em dois actos oficiais distintos:

Numa primeira, o senhor passava revista a uma guarda de honra que lhe estava a ser prestada, no estrangeiro, por garbosos soldados portugueses impecavelmente fardados. O governante apresentou-se, a receber as honras, em traje de passeio sem gravata e com uma casaca de sorrebeco!

A segunda é a que está à vista. À entrada dum quartel que o mesmo senhor vai visitar, um soldado corneteiro, de postura irrepreensível, põe a tropa em sentido, em consideração ao ministro e quatro outros militares graduados impecavelmente uniformizados, de uniforme número um, de luvas calçadas, fazem as honras da casa ao cavalheiro.

Como contraponto temos alguém com aspecto pouco cuidado, com a camisa desapertada debaixo duma gravata colocada às três pancadas, casaco desabotoado com as pestanas dos bolsos à trangolamango e uma postura de seca, de desmotivado, de derrotado, de quem comeu e não gostou, menos recomendável!

Todos temos consciência de que as Forças Armadas são um «brinquedo» demasiado caro. Por isso, admitimos que possam estar menos bem armadas e equipadas ou até fardadas, o que ninguém aceita, até porque é sintoma de indisciplina, é que se apresentem abandalhadas, com a farda em desalinho, maltrapilho.

Por tudo isto, tenha-se em atenção futura:

Quando o próximo ministro da Defesa Nacional contactar, em serviço, uma Unidade Militar, por uma questão de civilidade deve assumir uma postura que não seja desmazelada e vestir um fatinho decente, que não precisa ser muito caro, convindo também que não seja amaricado. Sobretudo não apareça desbraguilhado ou roto.

Se for uma mulher, que se adaptem as presentes recomendações ao género.





Sem comentários:

Enviar um comentário