BLOGUE DA ALA DOS ANTIGOS COMBATENTES DA MILÍCIA DE SÃO MIGUEL

terça-feira, 23 de junho de 2015


O candidato a órgão institucional Observador

Acerca do problema de Olivença


Heduíno Gomes

O Observador, jornal electrónico candidato a órgão institucional dirigido por José Manuel Fernandes, acaba de publicar uma croniqueta de José Carlos Fernandes sobre uma salada de temas históricos entre os quais Olivença.

Que características tem a peça?

Primeira característica: pretenso humor, a chuchar com «muito patriota português» por exigir a devolução de Olivença à soberania portuguesa, na linha daquele internacionalismo idiota que caracteriza o habitat mental destes intelectuais. Para os idiotas bem-pensantes, o patriotismo é um bom assunto para fazer humor, sentimento a destruir. Curiosamente, num momento em que já mais de 300 oliventinos pediram a nacionalidade portuguesa.

Segunda característica: relativismo histórico, numa subjectivista salganhada de argumentos e contra-argumentos em que, pelo cérebro do «historiador», nos vários conflitos «analisados», nenhum país tem razão para se queixar disto ou daquilo. Entre eles, Portugal no caso de Olivença. Mais uns Miguéis de Vasconcelos dos nossos dias.

Fernandes & Fernandes — empresa a reter na memória em matéria de patriotismo e verdade histórica.

Uma legítima dúvida. Já existem relações entre a tesouraria do Observador e o Palácio da Moncloa ou apenas a candidatura?

Para informações sobre a questão de Olivença:

http://www.olivenca.org/

https://www.facebook.com/AmigosDeOlivenca

http://jornaldeolivenca.blogs.sapo.pt/


http://www.alemguadiana.com/

http://alemguadiana.blogs.sapo.pt/

http://www.cafeportugal.pt/pages/noticias_artigo.aspx?id=8570




Sem comentários:

Enviar um comentário