BLOGUE DA ALA DOS ANTIGOS COMBATENTES DA MILÍCIA DE SÃO MIGUEL

segunda-feira, 18 de abril de 2016


«Depois do 25 de Abril de 1974

toda a história da guerra tem sido mal contada»


Em parceria com Humberto Nuno de Oliveira,

João Brandão Ferreira lança o livro

Guerra d’África, 1961-1974

— Estava a guerra perdida?



É lançado no dia 23 de Abril às 17h30 o livro Guerra d’África, 1961-1974 – Estava Guerra a Perdida?, da autoria de João Brandão Ferreira, cronista da SÁBADO, e Humberto Nuno de Oliveira. Defendendo que «depois do 25 de Abril de 1974 toda a guerra tem sido mal contada», Brandão Ferreira afirma que o objectivo do livro é dar ao leitor «o direito ao contraditório», para que este não aceite «tudo aquilo que tem sido servido no caldo político e social» sobre a história da guerra de África, que decorreu de 1961 a 1974.

Como salienta o autor, este livro pretende dar às pessoas uma «ideia mais aproximada da realidade das coisas e dos factos históricos», fazendo referência ao facto de, sobretudo, se dizer que «a guerra de África foi injusta, o que resulta numa tremenda mentira».


Por isso, baseando-se na pergunta «Estava a Guerra perdida?», o livro inclui, além de textos de Humberto Nuno de Oliveira e João Brandão Ferreira, 24 entrevistas a dois civis e 22 militares. Neste contributo que João Brandão Ferreira considera «inovador», o objectivo foi «diversificar as intervenções». Assim, as pessoas que quiseram colaborar são «patriotas, pessoas que não estão de certa maneira conotadas com alguma ideologia que possa desvirtuar a maneira como se expressam e também pessoas com alguma idoneidade reconhecida».

O lançamento vai decorrer no Salão Nobre da Sociedade História da Independência de Portugal, no Largo de São Domingos, em Lisboa e vai ser apresentado por Alexandre Lafayette, um ex-combatente do Ultramar. O prefácio do livro ficou a cargo de Jaime Nogueira Pinto.






Sem comentários:

Enviar um comentário